O Curso
O curso discute com os
participantes quais as principais deficiências de uma
apresentação e cria CLIMA para revisão e reflexão do seu
próprio comportamento frente aos vários temas abordados.
Fatores críticos
de sucesso
Como se trata de um tema
muito polêmico, que toca a ferida no fundo, o grupo de
participantes deve ser formado por profissionais iguais, isto é,
devem ter o mesmo nível/grau hierárquico e de responsabilidades
e devem se sentir livres entre seus colegas para poder, de fato,
externar suas opiniões e REAGIR como convém à sua emoção.
O ambiente em que será
realizado o evento é fator de sucesso para este tipo de
trabalho. Todo o programa de treinamento está estruturado para
ser conduzido com os participantes discutindo entre si e com os
formadores durante todo o tempo. Interrupções para atender
chamados urgentes devem ser evitadas.
O curso poderá ter algumas
das apresentações dos participantes gravadas em videoteipe (VT
VHS), com o objetivo destes poderem analisar e avaliar certas
reações, suas e de seus companheiros.
Para que haja maior
descontração e integração do grupo, sugere-se que o evento
seja realizado em um ambiente isolado e livre de interrupções.
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O Século XX foi marcado por avanços em nível de Ciência e Tecnologia
alcançados de forma expressiva: desde a evolução da Mecânica,
passando pela Engenharia, Astronomia, Medicina e ultimamente
Informática, inúmeras vezes o Homem conseguiu descobrir novas
coisas e, com isso, facilitar a vida no mundo da atualidade.
Paradoxalmente, essa mesma
sede de evolução não alcançou um nicho tão antigo e de
necessidade universal do ser humano: a Comunicação.
Apesar de todos os
avanços, o Homem, cada vez mais, se vê fechado em sua própria
ostra encontrando tremenda dificuldade em comunicar-se com seus
amigos e parceiros de trabalho.
Muitos são os casos de um
formidável esforço despendido em vão para passar uma mensagem
simplesmente porque a via de mão dupla da comunicação não foi
respeitada.
Quantas horas de reunião e
treinamento não são jogadas fora simplesmente porque a
linguagem empregada não era a mais adequada? Ou por que a
postura do apresentador não permite abertura para discussões?
Quantos não têm sido os
dissabores de apresentadores e oradores ao perceber que sua
platéia reage pasma e inócua aos seus apelos, e que muito
pouco, ou nada mesmo, de feedback tem chegado até esses
próprios apresentadores?
Com que habilidade nossos
mediadores conduzem conflitos de interesse entre participantes de
um debate, reunião ou assembléia e que nível de preparo para
essa condução esses mediadores possuem?
Hoje devemos estar preocupados em capacitar o
Homem como o principal recurso à sua própria disposição durante uma
apresentação: não importa se para uma operação de Venda entre cliente e
fornecedor ou se para uma simples participação em uma reunião mensal de revisão
de Planejamento.
De nada valerão todos os mais avançados
recursos tecnológicos se a mensagem não conseguir alcançar o seu principal
objetivo: comunicar-se com outro Homem.
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Enfoque |
Destinado a profissionais que necessitam
realizar apresentações em geral, na empresa e fora dela
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Desenvolve as melhores habilidades de cada
participante
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