MEXMA
Treinamento Executivo

Informática e Recursos Humanos


 

 

     

Habilidades Interpessoais

   

O curso

O curso está focado para a integração de novos profissionais na empresa.

Recém saídos dos bancos universitários, os novos profissionais estão muito impregnados de boas teorias e de conceitos modernos de organização e produtividade. A entrarem na empresa, deparam-se com um ambiente naturalmente mais antigo do que o aprendido na universidade. Daí surgem os primeiros conflitos.

Aquilo que os velhos pensam ou representam na empresa passa a ser considerado como valor inadequado. Porém, muita sabedoria há nesses velhos valores.

O novo integrante passa a ser uma ameaça potencial ao status-quo e toda a produtividade da empresa passa a patinar por causa desse conflito.

A proposta deste programa de treinamento é de facilitar a integração do novo funcionário ao grupo de colaboradores existentes.

A meta é utilizar o potencial criativo dos nossos profissionais para atingir os resultados esperados. Mais do que ensinar habilidades interpessoais, a proposta exercita um laboratório vivencial e atitudinal para que várias experiências grupais possam ser trocadas.

Todo o trabalho se faz à luz de reuniões com grupos - que é a mídia natural dentro das empresas.

Os grupos vivenciarão casos e, utilizando-se do laboratório, deverão propor soluções criativas para os conflitos.
Para melhor desenvolvimento atitudinal, esses casos serão criados com o apoio de alguns profissionais da empresa.

O curso corre quase todo o tempo em role-play.
A sua dinâmica oferece excelentes resultados para as equipes de novos funcionários.

       

A velocidade e agilidade de uma empresa têm sido medidas pela sua capacidade criativa de resolver problemas. Reais ou potenciais, estes problemas, quando eliminados, podem levar as organizações aos primeiros postos no rank competitivo.

Uma equipe bem integrada, capaz de explorar o potencial participativo/criativo dos seus colaboradores, pode gerar soluções inovadoras e pioneiras conquistando assim fatias de mercado até então intactas ou inexploradas.

Porém, quando os conflitos interpessoais atrapalham o relacionamento da equipe, muito tônus vital, tempo e paciência acabam se perdendo, tornando o ambiente hostil e improdutivo. Quando isso acontece, instala-se o Paquidermismo: as reações são absurdamente lentas, descompassadas com a realidade de mercado, frias no comprometimento grupal e principalmente ineficientes. Daí para o caos é um passo.

Observe a máxima que diz Empresas são formadas por pessoas. São pessoas que estabelecem o Paquidernismo por falta de boa comunicação, incompreensão de papéis grupais, ingerência e ilhamento. Não cabe discutir o que as leva a isso: vamos gastar tempo e dinheiro teorizando. O que não dá mais para a empresa é ficar perdendo pontos no rank por causa disso.

Quando os grupos profissionais da empresa cooperam na aplicação de seu potencial criativo para reconstruir, reinventar, adaptar, melhorar, combinar, aprimorar etc, as barreiras do "aqui isso não funciona assim" desabam.

Não estamos mais em tempos de bater cabeça como bode velho. Enquanto ficamos aqui dentro teimando, lá fora nossos concorrentes já estão atendendo o nosso ex-cliente.

 

 

Enfoque

Focado para integrar profissionais em novas oportunidades na Empresa

O curso exercita um laboratório vicencial e atitudinal para que várias experiências grupais possam ser trocadas