MEXMA
Treinamento Executivo

Informática e Recursos Humanos


 

 

     

Como Conduzir Treinamento

   

Objetivos

  • Habilitar os participantes a planejar para o público alvo
  • Preparar o material de apoio adequado
  • Aplicar o treinamento ou palestra com eficiência
  • Avaliar todo o processo durante e pós-curso.

Estes objetivos vêm ao encontro das empresas que anseiam estabelecer um padrão de qualidade para seus serviços de treinamento.

 

     

 

As empresas brasileiras têm visto nestes últimos anos uma quantidade formidável de ofertas de treinamento e palestras técnicas. Seja através de utilização de recursos internos seja através de empresas especializadas, muitas vezes o resultado do treinamento fica muito aquém do esperado. A explicação pode ser muito simples: O instrutor não estava preparado!

Esta forma simplista de justificar não reflete a realidade. É evidente que o instrutor deveria ter um mínimo de conhecimento - e o tem - caso contrário estaria se expondo ao ridículo. Também é claro que deve ter havido um mínimo de preparação da aula ou palestra. Então, o que há de errado?

O ato de dar uma aula ou palestra pode ser definido como Arte e como Ciência. Como Ciência, cabe ao instrutor passar o conhecimento adquirido aplicando várias técnicas didático-pedagógicas. Como Arte, cabe perceber qual o melhor momento e qual o clima adequado para fazê-lo. O bom equilíbrio, a boa mistura entre arte e ciência vem do planejamento completo dessa aula ou palestra.

Quando se trata de utilização de recursos internos como formadores, instrutores, multiplicadores, apresentadores e outros, a empresa encontra um outro problema: padronização do treinamento. Isto é, todos devem passar os mesmos conhecimentos técnicos, aplicar os mesmos exercícios, utilizar o mesmo material.

Se estivessemos num ambiente universitário, formando esses recursos internos, a tarefa de padronizar o treinamento seria muito mais fácil. Mas, como estabelecer esse padrão quando o universo de recursos disponíveis na empresa é formado por pessoas com diferenças de cultura, valores, formação escolar, experiências profissionais e interesses pessoais? Trata-se de formá-los (ou reformá-los) à luz de um programa de treinamento que estabeleça, apresente, discuta e reafirme esses padrões.

 

Enfoque

Destina-se a profissionais que precisam executar as funções de instrutor, formador, multiplicador e afins

Objetiva a preparação e a aplicação eficaz de treinamento