Objetivos
- Habilitar os
participantes a planejar para o público alvo
- Preparar o material de
apoio adequado
- Aplicar o treinamento
ou palestra com eficiência
- Avaliar todo o
processo durante e pós-curso.
Estes objetivos vêm ao
encontro das empresas que anseiam estabelecer um padrão de
qualidade para seus serviços de treinamento.
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As empresas brasileiras
têm visto nestes últimos anos uma quantidade formidável de
ofertas de treinamento e palestras técnicas. Seja através de
utilização de recursos internos seja através de empresas
especializadas, muitas vezes o resultado do treinamento fica
muito aquém do esperado. A explicação pode ser muito simples:
O instrutor não estava preparado!
Esta forma simplista de
justificar não reflete a realidade. É evidente que o instrutor
deveria ter um mínimo de conhecimento - e o tem - caso
contrário estaria se expondo ao ridículo. Também é claro que
deve ter havido um mínimo de preparação da aula ou palestra.
Então, o que há de errado?
O ato de dar uma aula ou
palestra pode ser definido como Arte e como Ciência. Como
Ciência, cabe ao instrutor passar o conhecimento adquirido
aplicando várias técnicas didático-pedagógicas. Como Arte,
cabe perceber qual o melhor momento e qual o clima adequado para
fazê-lo. O bom equilíbrio, a boa mistura entre arte e ciência
vem do planejamento completo dessa aula ou palestra.
Quando se trata de
utilização de recursos internos como formadores, instrutores,
multiplicadores, apresentadores e outros, a empresa encontra um
outro problema: padronização do treinamento. Isto é, todos
devem passar os mesmos conhecimentos técnicos, aplicar os mesmos
exercícios, utilizar o mesmo material.
Se estivessemos num
ambiente universitário, formando esses recursos internos, a
tarefa de padronizar o treinamento seria muito mais fácil. Mas,
como estabelecer esse padrão quando o universo de recursos
disponíveis na empresa é formado por pessoas com diferenças de
cultura, valores, formação escolar, experiências profissionais
e interesses pessoais? Trata-se de formá-los (ou reformá-los)
à luz de um programa de treinamento que estabeleça, apresente,
discuta e reafirme esses padrões.
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Enfoque |
Destina-se a profissionais que precisam
executar as funções de instrutor, formador, multiplicador e
afins
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Objetiva a preparação e a aplicação eficaz
de treinamento |
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