MEXMA
Treinamento Executivo

Informática e Recursos Humanos


 

 

     

Comunicação Objetiva

   

 Objetivos

  • Melhorar a vebalização e a redação de idéias
  • Produzir textos objetivos, claros e precisos
  • Desenvolver estilos próprios de redação
  • Aprimorar a redação oficial, empresarial e coloquial
  • Escrever e falar corretamente
  • Colocar as palavras certas na comunicação como representante da empresa
  • Aprender o que se fala e não se escreve
  • Aprender o que se escreve e não se fala

Dinâmica

O curso ensina com os participantes pondo a mão na massa. Não se trata de um curso teórico sobre regras gramaticais. Trata-se de um trabalho muito dinâmico, onde os integrantes estarão sempre participando de jogos, brincadeiras e competições praticando os conceitos adquiridos.

Através de curtas sessões de Gramática (Dicas & Ditos) os participantes serão informados sobre determinadas regras gramaticais. Imediatamente após será proposto um exercício que porá em prática aqueles conceitos apresentados. Os exercícios serão desenvolvidos em grupo, na sua maioria. Essa função grupal faz com que haja socorro mútuo entre os participantes e permite ao instrutor atender individualmente cada solicitação.

As avaliações do instrutor serão discutidas entre os integrantes, permitindo que todos possam participar com suas considerações. Isso cria um ambiente leve e descontraído.

 
     

 

O Brasil é um país que possui inúmeras medalhas ganhas em competições esportivas. Detém vários recordes como exportador de riquezas minerais e agro- pecuárias. É continental em dimensões e cosmopolita na composição do seu povo.

Se marcos como esses nos dão orgulho de ser brasileiros, a todos entristece constatar que somos um povo que pessimamente domina o seu idioma. Falamos e escrevemos muito mal a nossa língua e, como que por absurdo, temos vergonha de falar melhor o idioma com receio de ser vistos como pernósticos.

Outro ponto importante e que faz ainda mais frágil essa questão do bem se expressar é o empobrecimento do idioma. Com o surgimento mais e mais veloz de gíria em substituição a paravras com rico valor semântico, o que se acaba tendo é um diálogo pobre, oriundo de um vocabulário chulo composto de 200 ou 300 palavras.

Com um vocabulário paupérrimo e com os nossos meios de comunicação transferindo mais e mais pobreza idiomática à nossa população, grassam assim :

O motorista, transportando uma grávida em trabalho de parto, ultrapassa o sinal vermelho e, na próxima esquina, quando parado e advertido pelo guarda de trânsito, todo cerimonioso assim se explica:

- "Tio, é o seguinte, tá sabendo! É que o bagulho aí tá que tá no lance! Quebra a minha que é um lance legal!"

Desconsiderando os aspectos cômicos e inusitados, a frase (sic) verbalizada usa o vocábulo LANCE com dois significados absolutamente distintos. Será que nosso guarda de trânsito entendeu a mensagem?

Se a comunicação afeta nosso pobre motorista, por que não afetará nosso empresário, nosso funcionário e nosso representante comercial? Todas essas pessoas estão vendo e lendo diariamente aberrações como estas:

- Vamos convidá-lo a sentar NA mesa para negociar.
- Envie a xerox para MIM conferir.
- Alegro-me que suas idéias venham DE ENCONTRO às minhas.

O que complica é que, quanto mais se fala mais se grava.
E, claro está que, na empresa, dependendo de quem fala ... fica como certo!

 

Enfoque

Dirigido a profissionais que trabalham com textos, cartas, contratos

Objetiva melhorar a redação de idéias, o escrever e falar corretamente