MEXMA
Treinamento Executivo

Informática e Recursos Humanos


 

 

     

Joint Application Design

   
por Marcio Martini

 

     

 

Quando você pensa em desenvolver uma nova aplicação, a primeira coisa que passa na sua cabeça é: será que eu conheço tudo para começar a desenvolver?
Honestamente a resposta é sempre não.

A melhor munição para isso é o próprio usuário. Então vamos falar com ele. E é aqui que começa o problema: falar com o usuário.

Parece simples, afinal todos sabem falar, Mas, há o falar e o FALAR.

No JAD - Joint Application Design - existe um conjunto de técnicas que transformam esse FALAR em algo bastante eficiente e produtivo. Pode-se dizer que, ao final de cada encontro JAD (ou reunião JAD), sempre há um produto ou serviço a oferecer aos participantes (usuários).

Empregando-se técnicas JAD na fase de levantamento de dados, usuários e analistas conseguem ter uma visão bastante clara e precisa daquilo que se pretende na implantação da aplicação.

O ENFOQUE POR VIEWS

As técnicas JAD empregam o conceito de Visões Refinadas (refined views). Através desse conceito apuram-se três visões da aplicação; Overview, Macro e Detalhe.

Na visão Overview, usuários e analistas falam das dificuldades, das necessidades, do contexto, dos objetivos, dos problemas etc. Ou seja, os analistas tomam o primeiro contato com as necessidades da aplicação. A visão Overview é importante aos analistas porque cria massa crítica, sem a qual será impossível raciocinar, discernir, ponderar, discutir, avaliar, classificar, negociar.

Na visão Macro, usuários e analistas falam dos inter-relacionamentos existentes entre as necessidades, as dificuldades e os objetivos. Com o conhecimento adquirido no Overview, os analistas podem entender e ajudar aos usuários entender quais são as "coisas" Must que precisam ser desenvolvidas para aquela aplicação.

ANÁLISE DO MUST

Vamos abrir um parênteses aqui:
Por que é importante a usuários e analistas localizar o que é Must?
1º - O que é Must faz mais falta
2º - O que é Must dá mais prejuízo
3º - O que é Must causa mais problema
4º - O que é Must precisa ser feito em primeiro lugar

"Coisas" Must são tão importantes que as outras "coisas" podem ser classificadas como Nice-to-have, isto é, são necessárias mas podem ficar para depois que as Must forem realizadas.

Na visão Detalhe, usuários e analistas focam suas atenções para particularidades de um objetivo ( ou uma "coisa" a ser feita). Esse foco investiga em profundidade todos os itens componentes e como fluem as informações.

Nesse ponto a aplicação está completamente dissecada. Todo o conhecimento necessário para dar início ao projeto lógico está em poder dos analistas.

A NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO PROJETO

Mas, o JAD é só isso?

Não. No começo do artigo foi dito que o problema era falar e que o JAD fazia isso de forma produtiva e eficiente. Pois é isso mesmo. Quando o falar começa a se desenvolver, também se inicia o desenvolvimento do ouvir.

Num levantamento de dados com JAD, os analistas ouvem mais do que simples pedidos de desenvolvimento de aplicações: ouvem e participam de questões de administração do desenvolvimento.

"Quando ficará pronto" é o que mais se ouve.
Você que me lê. alguma vez já se viu com essa interrogação?
E, como você se saiu?

Vamos ver algumas coisas que podem ser abordadas pelos usuários durante um levantamento de dados:
1º - Restrições quanto ao equipamento
2º - Restrições quanto a aquisição de recursos
3º - Restrições quanto ao orçamento
4º - Projetos que precisam rodar em paralelo com este
5º - Expectativas quanto a prazos
6º - Expectativas quanto ao nível de serviços

Os analistas que utilizam JAD sabem que estas questões devem ser levantadas e apresentadas ao Gerente de Projetos ( ou Líder de Projetos, Chefe de Análise, Encarregado de Desenvolvimento, Gerente de Sistemas), visto que é ele quem deve definir / decidir sobre estes tópicos.

É claro que, quando o Gerente de Projetos for negociar essas coisas todas, ele também deverá saber falar e ouvir. Senão, é trabalho jogado fora.

Bom, você acabou de ver que as técnicas JAD aplicadas no levantamento de dados são insumo para duas atividades:
- para o desenvolvimento da aplicação e
- para o gerenciamento do desenvolvimento da aplicação.

O preço para se trabalhar com JAD é relativo:

- O trabalho deve ser feito em grupo
- A equipe de usuários deve ter no mínimo duas pessoas
- A equipe de analistas deve ter no mínimo duas pessoas
- O trabalho deve ser realizado em ambiente de reunião
- O desenvolvimento deve seguir alguma metodologia

Finalmente, resta dizer que usando técnicas JAD, os dois lados ficam satisfeitos: Usuários por terem o que de fato precisam e analistas por terem feito algo que de fato será útil.

Aliás, deve ser bastante chato saber que aquela aplicação que você gastou 11 meses para desenvolver está desativada por não atender às expectativas ...