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Informática e Recursos Humanos


 

 

     

Soluções criativas em grupo asseguram qualidade

   
por Marcio Martini

 

     

 

Ao pensarmos em resolver um problema, sempre perguntamos:
- Já sabemos tudo sobre o problema para idealizar a solução?
Claro que não!
A melhor munição a aplicar na realização de uma solução é a parceria com o dono do problema. Isso mesmo; nosso cliente pode em muito nos apoiar e propiciar uma avaliação completa das características das nossas soluções, principalmente no que tange à realização de suas expectativas. Para isso vamos ao nosso cliente.

Existe um conjunto de Técnicas de Criatividade Aplicadas à Solução de Problemas que transformam esse encontro em algo bastante eficiente e produtivo: Sempre há um produto ou serviço a oferecer aos clientes e fornecedores a cada sessão. Dessa forma, podemos avaliar se estamos no caminho certo bem antes de chegar a um destino redondamente enganado.

Clientes e fornecedores conseguem ter uma visão bastante clara e precisa daquilo que se pretende na instalação da solução. As expectativas são confrontadas com o nível de serviço da solução e eventuais restrições são negociadas para que todos saiam satisfeitos.

Visões do problema

As técnicas abordam o problema em três visões; Overview, Macro e Detalhe.

Na visão Overview, os clientes falam das dificuldades, das necessidades, das expectativas, dos objetivos, dos problemas etc. Assim os fornecedores tomam o primeiro contato com as características da solução. A visão Overview é importante aos fornecedores porque cria massa crítica, sem a qual será impossível raciocinar, discernir, ponderar, discutir, avaliar, classificar, negociar etc.

Não menos importante é a possibilidade de descartar-se algumas idéias que não se aplicam ao caso. É através da visão Overview que os fornecedores reconhecem as Restrições Universais - aquelas que existirão em qualquer solução. Cabe frisar que esse é o momento em que começam a ser idealizadas e negociadas as soluções, mesmo que ainda em ambiente completamente embrionário.

Na visão Macro são discutidos os inter-relacionamentos existentes entre as necessidades, as dificuldades e os objetivos. Com o conhecimento adquirido na visão Overview, os fornecedores podem entender e ajudar os clientes a identificar quais são os objetivos mais importantes (Must) que precisam ser desenvolvidos para aquela solução. É através da visão Macro que os fornecedores localizam as Expectativas Inatingíveis - aquelas que nenhum nível de serviços conseguirá realizar adequadamente.

Na visão Detalhe, clientes e fornecedores abordam particularidades de um objetivo ou expectativa, aprofundando-se em todos os itens componentes. Através disso, os fornecedores já começam a considerar os pontos fortes e fracos para a aceitação de uma determinada solução. É com essa visão que começam a ser idealizadas as alternativas de solução.

O que importa mais

As técnicas de criatividade classificam os objetivos e expectativas em dois grupos: O que é importante para ser realizado e o que é mais importante (MUST) para ser realizado já!

Por que é importante a clientes e fornecedores localizar o que é mais importante?

Porque o que é mais importante faz mais falta; causa mais prejuízo; cria mais problema; precisa ser realizado já, em primeiro lugar.
Objetivos Must são tão mais importantes que os outros objetivos podem ser classificados como Nice-to-have, isto é, são objetivos necessários mas que podem ser realizados depois que os primeiros forem solucionados.

Com essa classificação, o poder de negociação dos fornecedores fica fortalecido e as soluções pró-ativas passam a nortear-se por esses Musts.

Qualidades e restrições

As qualidades de uma solução são as características que a tornam mais e as restrições são as características que a tornam menos.
Assim conceituadas, teremos:
soluções mais – aquelas que possuem mais qualidades que restrições – e
soluções menos
– aquelas que possuem mais restrições que qualidades.

Numa negociação, esse tipo de munição é fundamental para estabelecer-se uma relação ganha-ganha honesta.

As restrições pertencem ao mundo atual e real, não ao imaginário ou ideal. As restrições limitam a solução a apenas aquilo a que a solução se propõe; e nada mais.

Dito assim pode parecer óbvio. Porém, a maioria das restrições são óbvias! Se não falarmos delas aos nossos clientes poderemos passar por omissos. Não há demérito em estar restrito a uma determinada alternativa de solução. São as restrições que transformam uma solução em mais ou menos. Uma restrição de uma solução pode ser uma excelente qualidade de uma outra.

Como trabalhar com tudo isso

O trabalho deve ser feito em grupo. O espírito de parceria é incentivado a cada nova sessão de idealização, sondagem ou aceitação. Agindo assim, os dois lados ficam satisfeitos:
- Os clientes porque, pelo seu envolvimento na concepção da solução, podem reconhecer suas expectativas através da qualidade do nível dos serviços oferecidos;
- Os fornecedores porque, pelo uso das visões refinadas, podem oferecer pró-ação realizando soluções mais (com mais qualidade), o que remete a um compromisso para futuras parcerias com outros clientes.