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Treinamento Executivo

Informática e Recursos Humanos


 

 

     

Como informatizar o seu Negócio

   
por Marcio Martini

 

     

 

Se os anos 80 foram um marco histórico para a consolidação irreversível dos microcomputadores no mundo da Informática, o surgimento das microempresas também foi um marco indiscutível para o mundo dos Negócios.

Existe pelo menos uma semelhança muito peculiar entre as microempresas e os microcomputadores: ambos foram concebidos para poderem ser operados pelo seu proprietário. No caso dos computadores, a própria nomenclatura denota isso: PC, como são conhecidos os micros, significa Personal Computer ou computador pessoal, de uso pessoal, individual. No caso das empresas, a própria estrutura denota isso: normalmente as microempresas são formadas por dois ou três sócios que trabalham diretamente no negócio e/ou possuem poucos funcionários.

Também é fácil observar que, durante os seus primeiros anos de vida, a maioria das empresas ainda não possui seus sistemas de controle de uma forma bem estruturada. Em outras palavras, o Controle de Estoques ainda não está totalmente sedimentado, a Cobrança ainda depende da "lembrança" de um determinado sócio, o Fluxo de Caixa não tem nenhum tipo de rotina e a Previsão Orçamentaria é um mero sonho acadêmico de algum sócio recém-formado.

Por decorrência dessa observação, conclui-se que, em matéria de administração, as empresas novas sofrem de um mal crônico: Têm muito pouco, ou quase nada, de Organização.

"Preciso faturar, não dá tempo pra organizar"
poderia até ser a rima para a situação que se apresenta.

Mas, se de um lado a pressa em faturar faz com que os sócios mais e mais se preocupem com os saldos bancários, essa mesma pressa os faz, muitas vezes, cair em uma perigosíssima armadilha: Dar uma solução imediata aos problemas comprando um microcomputador.

É verdade que existem softwares já prontos, desenvolvidos e amplamente testados para casos "simples" como Estoques, Cobrança, Fluxo de Caixa, Folha de Pagamento etc. Isso é bem verdade. Também é verdade que todos eles funcionam em todos os micros que existem no País, sejam estes nacionais ou "aquecidos".

O que, infelizmente, também é verdade é que, para que um software já pronto, desenvolvido e testado, de Controle de Estoques possa funcionar no microcomputador da SUA empresa, ANTES de tudo isso, você PRECISA que o seu estoque JÁ ESTEJA sendo controlado através de um processo sistemático (que não dependa da sua "lembrança").

Tá muito difícil pra entender. Melhorando o Português isto quer dizer: Se na sua empresa você AINDA SÓ TEM VONTADE DE TER o seu estoque controlado, então você AINDA NÃO DEVE COMPRAR um computador.

Para começar, você precisa tomar algumas providências:

A PRIMEIRA coisa a fazer é arrumar um bom faxineiro.
Bem antes do antes-de-comprar-um-micro, o que você precisa fazer no seu negócio é organizá-lo para que as rotinas administrativas possam ser executadas SEMPRE de forma padronizada - esse é o primeiro passo para a obtenção de processos sistemáticos.

Respondendo a essa pergunta que você está me fazendo, exatamente agora, durante a leitura desse texto: Mas é claro que a compra de um micro poderá lhe ajudar nessa tarefa de organizar o seu negócio. Isso é evidente. Você só não deve esquecer o significado da palavra AJUDAR. O micro vai AJUDAR a organizar. É você quem VAI ORGANIZAR.

A SEGUNDA coisa que você precisa é de um jardineiro.
Basta lembrar que você, quando nasceu, não tinha todo esse tamanho, nem falava tão bem quanto agora. O seu sistema de Folha de Pagamento também NÃO nascerá grande, formado, completo e perfeito. Vale dizer que haverá muito erro e correção durante a vida dele enquanto sistema para poder se transformar em um bom sistema.

Respondendo a essa outra: Lógico que a compra de qualquer software pronto de Folha de Pagamento pode lhe ajudar a crescer e ter perfeito o seu sistema de folha de pagamento. Mas lembre-se que, uma empresa de 8 funcionários:
- Não precisa de dígito verificador para o código do funcionário;
- Não precisa ter código de departamento;
- Talvez não tenha horistas e/ou tarefeiros;
- Talvez efetue os pagamentos apenas duas vezes por mês.

A TERCEIRA coisa que você precisa é do médico.

Eu explico, eu explico. Quando você está com uma bruta dor-de-barriga você procura um auditor? Quando aquele olho-de-peixe está que nem casca de banana resolve, você procura um delegado? Quando aquele siso teima em doer na hora errada, você procura um arquiteto? Se, para esses casos todos você sempre procura um especialista, que é quem mais entende da coisa, ... então ... quando você estiver com alguma "dor-de-sistema" você deve procurar um analista de sistemas.

Nas lojas especializadas na venda de equipamentos de Informática, além dos vendedores também trabalham analistas de sistemas e, em muitos casos, com excelente conhecimento técnico e administrativo. Aproveite-se disso! Visite várias lojas ANTES de tomar qualquer atitude. Pergunte. Faça planos. Converse muito. Sonhe o seu sistema.

Aqui cabe uma boa dica para você: Atualmente há muitas empresas de Consultoria em Informática. Essas empresas normalmente trabalham desvinculadas da operação de venda de equipamento ou software. A maioria comercializa o serviço de assessoria, planejamento e treinamento em assuntos ligados à Informática, razão pela qual são consideradas "isentas de interesses comerciais". Nesse caso porém, nem sempre o "palpite" sobre o seu caso sai de graça. Mas, quando "tá doendo muito" é melhor ouvir um médico que um farmacêutico.

A QUARTA coisa que você precisa é eleger quem paga o pato.
Veja se o raciocínio não é coerente:
- Quando o pedido de compras sai errado, quem paga o pato é o chefe de compras.
- Quando a produção atrasa, quem paga o pato é o chefe da produção.
Então, ... alguém aí na sua empresa deverá ser o "culpado" quando alguma coisa não der certo lá com o computador. Não é um raciocínio coerente?

Observe que, da mesma forma que há alguém se preocupando com compras e há outro alguém se preocupando com produção, deverá haver alguém se preocupando com Informática.

Não basta você escolher aquele garoto com cara de sabido, que trabalha lá na contabilidade, para que ele venha agora aqui para o computador e resolva tudo. Você deve se preocupar em treiná-lo para bem fazer as coisas no micro.

Em muitos casos esses funcionários não precisam trabalhar 8 horas dedicadas ao computador. Mas você deve saber que ele precisa SABER O QUE ESTÁ FAZENDO para poder fazer coisas certas. Qualquer errinho dele poderá provocar uma pane terrível e até paralisar o seu negócio.

Resumindo, você pode informatizar seu negócio tomando QUATRO cuidados básicos:

1) Organização
- para poder transformar ações isoladas de determinados funcionários em processos sistemáticos e de execução impessoal

2) Crescimento controlado
- para poder evoluir os sistemas de acordo com o momento da empresa e não "conforme a moda"

3) Apoio Consultivo
- para obter soluções eficazes nos sistemas e maximizar a produtividade do
equipamento

4) Treinamento
- para difundir e manter a tecnologia da equipe usuária

Tomados esses cuidados e, com um pouco de rima, agora você poderá voltar à
sua preocupação original:

Espelho, espelho amado:
Agora que estou informatizado,
Será que terei mais mercado?

Ou

Preciso faturar:
Agora, nem pensar em programar!